Não seja uma vítima dos Likes

Israel Alves
3 min readApr 8, 2019

--

Não importa qual seja a rede social, a história sempre se repete.

Quando o número de likes é inferior às expectativas criadas em torno das publicações, muitas pessoas acabam se sentindo desmotivadas.

Por conta disso, algumas pessoas acabam até desistindo de criar conteúdo e compartilhar seus pontos de vista sobre certos assuntos.

Atualmente, é muito comum que algumas pessoas julguem seus próprios trabalhos pelo número de likes que ele recebe.

No âmbito pessoal, o número de curtidas de uma foto, por exemplo, pode funcionar como um fator de legitimação.

No fundo, o que realmente importa não é a quantidade de curtidas que alguém recebe, mas a qualidade daquilo que é produzido.

Porém, segundo o famoso ditado:

O que os olhos não veem o coração não sente!

A psicologia por trás dos likes

Segundo o psicólogo Larry Rosen,

“A curtida é um exemplo de “empatia virtual” e nós sabemos o que significa ter empatia com alguém: ter a habilidade de compreender e compartilhar o estado emocional ou o contexto de outra pessoa.”

Quando clicamos no botão “curtir”, estamos nos comunicando com outro ser humano. Estamos reconhecendo-o de alguma forma.

Não significa, necessariamente, que estejamos curtindo — no sentido de gostar. Ao contrário, estamos reconhecendo.

É como se disséssemos:

“Estou vendo. Eu compreendo. Estou aqui”.

Quando curtimos um status ou uma publicação com o qual concordamos, estamos publicamente admitindo e expressando nossa concordância pelo simples clicar de um botão.

Porém, quando, do outro lado, ninguém “reconhece” o nosso trabalho clicando no botão curtir, é como se o nosso trabalho não tivesse nenhum valor.

Por um outro caminho

Todos adoramos receber likes. É um fato. Parece até um elogio.

Mas, quando estamos começando, o número de likes não deve guiar a nossa produção, até porque os resultados não surgem de imediato e, além disso, as curtidas são apenas um tipo de feedback.

É muito capaz de alguém gostar das coisas que a gente produz e, ao mesmo tempo, não curtir nada em nossa página.

Algumas pessoas são tímidas, isso também acontece…

Já me disseram por aí que gostavam dos meus textos e as mesmas pessoas de quem ouvi tal afirmação nunca curtiram nada que eu já tivesse publicado por aqui. Por que será?

Não tenho essa resposta, é uma pena. Mas eu aprendi a me importar muito mais com a qualidade daquilo que produzo do que com o número de curtidas.

--

--